quarta-feira, 16 de junho de 2010

Há algo em comum: futebol e pôr do sol?

Ontem, ao passear com meu cachorro poucas horas antes do jogo do Brasil percebi algo diferente no ar.
Pensativo, sentia a alegria pairada no ar (pelo menos na rua onde eu moro), as pessoas que cruzavam com o meu ser, estavam sorridentes, comprimentando com um olhar, com aceno de cabeça ou um vai "Vai Brasil".
Nos prédios vizinhos ouviam-se buzinas, vuvuzelas, tudo que pudesse fazer barulho... Chovia energia de alegria naquela rua, e eu tagarelando mentalmente indaguei:
-Seria uma bênção que fosse assim todos os dias, não é Toby?
Acho que ele me ouviu mentalmente, me olhou, mas não estava gostando, pois, não lhe agrada os fogos e buzinas.
Bom, logo me vieram em mente algumas pessoas queridas que não gostam de futebol e pensei:
Será que um dia olhariam para essa manifestação de energia tão gostosa, ou só eu que estou sentindo isso? Eu acho que eles e elas irão assistir o jogo do Brasil, tenho certeza, indagava eu...
Sim, tenho que concordar que o futebol é o nosso pão e circo lá de Roma, não ganhamos nada vendo os marmanjos correndo atrás da bola e ao contrário, quem ganha são eles!
No entanto, quando andei ontem pela rua aqui de casa vi como que uma chuva fina dourada do céu que contagiava as pessoas, trazendo sorrisos tão escondidos durante a frenética vida cotidiana da maioria dos paulistanos. Sim, você pode dizer que tenho miopia ou que sou louco coisa assim, mas fazia muito tempo que ano sentia isso andando em uma rua de São Paulo.
Temos milhões de problemas em nosso país, mas como gosto de ver o lado bom das coisas, da mesma forma que me emociono com um pôr do sol tão simples e tão grandioso, uma pessoa pode se emocionar torcendo por jogadores que representam a sua pátria. Sendo essa sensação de bem estar análoga a um olhar para um pôr do sol.
Que doido é esse que compara futebol com pôr do sol?
Eu retiro o que os olhos materiais podem ver, e vejo somente a sensação que é gerada!

2 comentários:

  1. Esses dias ouvi pessoas reclamando da Copa, falando todos os lados negativos, o pão e circo e que era sem sentido e tudo mais. Mas não sei porque, sempre tenho uma vibração em época de Copa, como se fosse possível sentir a felicidade de todo mundo, parece que pelo menos uma vez estão todos felizes ao mesmo tempo. Mesmo que seja por algo sem fundamento, acho que é válido o sorriso no rosto de todos.

    ResponderExcluir
  2. É...
    Foi isso que queria passar nesse texto, foi oq senti, ao menos uma vez se rompem muitos laços, de cargos, de sociedade e preconceito e todos torcem por um fundamento, mesmo que seja por minutos...
    Sou um daqueles que valorizam mais os minutos de felicidades, em meio a horas e horas de tristeza...
    Um beijo Lu!

    ResponderExcluir